
Era quase Natal quando recebi do Itamaraty um convite para um encontro da ACE com (o então ministro da comunicação) Edinho Silva. No evento ganhei um beijo dele e a promessa de um diálogo melhor e mais frequente com a imprensa estrangeira em São Paulo. Tinham se passado quatro meses desde a primeira conversa com seu interlocutor, Carlos Villanova. As coisas não são rápidas.
Quer dizer. Depende. A nossa expulsão pelo Estado de São Paulo da nossa sede na rua Boa Vista foi muito rápida! Só tinha tempo para encher as caixas de papelão e encontrar um lugar para as mesas e cadeiras órfãs.
Já o diálogo depois com a prefeitura de São Paulo (para encontrar uma nova sede) parecia muito promissor. Na Praça das Artes! Mas depois de vários encontros e agora chegando ao final do mandato do prefeito Haddad, precisamos concluir que a vontade estava lá, mas faltou a realização.
Conclusão (óbvia): não pode depender de um/a político/a. Lembrem a ‘seleção da imprensa’ por parte da presidente Dilma e depois do Instituto Lula?
Por isso resolvemos de nos auto salvar! Como? Com a fantástica proposta da associada Katy Sherriff para produzir coletes para enfrentar os protestos e a violência da polícia brasileira. Foi um mega sucesso entre os associados. Não raramente se vê colegas com o verde luminoso e as palavras Imprensa Internacional nas ruas de São Paulo.
Também chamamos outras pessoas e entidades para as coletivas: do Guilherme Boulos (liderança do MTST) ao economista Ricardo Sennes e o Ilan Goldfajn, chefe economista do Itaú e agora presidente do Banco Central. Recebemos também as lideranças da União Nacional dos Estudantes.
Graças a hospitalidade dos turcos (representados na ACE através da pessoa Kamil Ergin) nos viramos bem sem sede própria. Estamos começando novas parcerias.
Mas também precisamos de sangue novo dentro da ACE! Precisamos da participação de vocês nas reuniões para entender melhor o que mais precisamos realizar dentro da ACE. Precisamos também mostrar mais a nossa cara para a sociedade e nos fortalecer como grupo. Para começar: vamos nos reunir no dia 21 de julho, pouco antes dos Jogos Olímpicos? Local: Bar Tubaína, às 19h.
Forte abraço,
Stijntje Blankendaal, presidente da ACE