Antes de ser criada como pessoa jurídica em 2005, a ACE desenvolveu atividades por mais de 30 anos.
ANOS 1970-80
Sua história se remonta a 1977, quando um grupo de treze jornalistas reuniu-se na casa da então correspondente da BBC Jan Rocha para formar a Sociedade da Imprensa Estrangeira em São Paulo (SIESP).
Rocha integrou junto com Stan Lehman (UPI) e Denise Fon (Euromoney) um comitê executivo para dirigir as atividades da SIESP, com destaque para as coletivas com Tancredo Neves e Fernando Henrique Cardoso, dentre outras personalidades.
No final dos anos ’80, Rick Turner (The Independent) se tornou líder do grupo, que passou a ser conhecido como Clube dos Correspondentes de São Paulo.
ANOS 90
No início da década de 1990, o grupo adotou o nome de Associação dos Correspondentes Estrangeiros de São Paulo.
Em 1993, Jan Rocha assumiu como presidente da ACE e adotou uma mensalidade. Seus sucessores Mario Krasnob (Télam) e Candace Piette (BBC) terceirizaram o trabalho administrativo e o então tesoureiro, Jonathan Wheatley, colocou as contas em ordem.
Em 1995, Bill Hinchberger (Brazilmax.com) assumiu a presidência e solidificou as melhorias administrativas, recrutou mais sócios, criou o primeiro website da ACE e ampliou os contatos com lideranças políticas.
Em 1999, Verónica Goyzueta (Tiempos del Mundo) e Thierry Ogier (Les Echos) assumiram a direção.
ANOS 2000
Em 2003, a ACE lançou o seu primeiro livro (Guerra e Imprensa. Um olhar crítico sobre a cobertura da Guerra do Iraque), com prólogo do jornalista brasileiro Heródoto Barbeiro e textos de doze correspondentes.
Em 2004, Goyzueta assumiu a presidência com Thomas Milz como vice-presidente e um grupo formado por Kieran Gartlan, Carlos Turdera e Elizabeth Johnson. Essa formação organizou coletivas com autoridades e personalidades brasileiras, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva, e a posterior presidente Dilma Rousseff, quando era ministra de Minas e Energia.
Em 22 de setembro de 2005, foi realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo a assembleia constitutiva, aprovação dos estatutos, eleição e posse do primeiro Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação dos Correspondentes Estrangeiros – ACE como associação civil, sem finalidades lucrativas.
Para comemorar os seus 30 anos de vida, a ACE realizou em 2007 um jantar na Casa de Portugal para 350 convidados, entre jornalistas, empresários, apoiadores e representantes da mídia brasileira.
Em 2008, lançou-se o livro comemorativo O Brasil dos correspondentes, com prólogo do jornalista brasileiro Alberto Dines e artigos de 28 correspondentes. Neste período, o quadro de associados chegou a ter 120 membros.
Em 2009 a ACE elegeu como presidente Roberto Cattani (Ansa), que organizou uma coletiva com a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
ANOS 2010
Em 2012, foi eleito presidente Pablo Giuliano (Ansa), quem formou diretoria com Andrew Downie (Reuters), Verónica Goyzueta, Ali Rocha, Nick Story e Matthew Cowley.
Sob esta gestão, a ACE passou a ocupar, em 2014, uma sala cedida pelo Governo do Estado de São Paulo no centro histórico da cidade (Rua Boa Vista, 150).
Em 2015, foi eleita uma diretoria formada por Stijntje Blankendaal (Holanda) como presidente, Marie Naudascher (França) vice-presidente e Sandra Korstjens (Holanda) tesoureira.
Com o apoio de um comitê executivo formado por Katy Sherriff (Holanda), Carlos Turdera (Argentina) e Kamil Ergin (Turquia), essa diretoria assumiu o compromisso de atingir os objetivos do seu manifesto no período de 2015-2018.
ANO 2018
Em março de 2018, Nathália Matos, estudante de jornalismo da ESPM-SP, entrou na associação para dar suporte na administração e comunicação com os membros.
No fim do mês de julho de 2018 foi votada a nova chapa da ACE, a qual manteve Marie Naudascher como presidente e Veronica Goyzueta como vice-presidente. O novo tesoureiro Thomas Patrick Hennigan (Irlanda) foi anunciado e substituiu Sandra Korstjens (Holanda).
Atualmente a ACE não possui mais uma sede fixa.
ANO 2019
No mês de setembro de 2019, Carlo Cauti (Itália) assumiu a presidência da ACE e Paula Ramón (Venezuela) a vice-presidência devido o remanejamento da diretoria. Chantal Rayes Nassar (Líbano) foi anunciada e substituiu Thomas Patrick Hennigan (Irlanda).
PRESIDENTES ANTERIORES
2005-2009
Verónica Goyzueta
2009-2012
Roberto Cattani
2012-2015
Pablo Giuliano
2015-2018
Stijntje Blankendaal
Marie Naudascher
2018-2019
Marie Naudascher
2019-2022
Carlo Cauti
[/spb_boxed_content] [/spb_column]